Bahia com H

Bahia com H

Os funcionários do Vitória passam por momentos difíceis, convivendo com salários atrasados. Na última sexta-feira (14), o clube pagou o 13º, mas ainda deve os vencimentos de janeiro e fevereiro, referente aos trabalhos de dezembro e janeiro.

O Galáticos Online apurou que diante desta situação, os atletas do elenco principal do Leão, liderados pelo volante Gerson Magrão, se uniram e compraram uma quantidade alta de cestas básicas em um grande supermercado de Salvador, para doar aos trabalhadores do dia-a-dia do Barradão.

O time do Vitória entra em campo neste sábado (15), para enfrentar o Atlético de Alagoinhas, no Barradão, às 16h30, e no domingo (16), em duelo contra o Frei Paulistano, às 18h, novamente no Estádio Manoel Barradas.

O governador do estado, Rui Costa (PT), justificou, por meio de um tweet neste sábado (15), uma operação policial que termina na morte do miliciano, Adriano da Nóbrega. "Se estes atiram contra pais e mães de família que representam a sociedade, os mesmos têm o direito de salvar suas próprias vidas", escreveu no Twitter.

A postagem aparece em meio a uma polêmica envolvendo o governo da Bahia, por causa da morte do miliciano Adriano da Nóbrega, morto pela polícia baiana no último domingo (9), em Esplanada. Ele é suspeito de ter participado da execução da ex-vereadora carioca Marielle Franco, em 2018.

"Na Bahia, a determinação é cumprir ordem judicial e prender criminosos com vida. Mas se estes atiram contra pais e mães de família que representam a sociedade, os mesmos têm o direito de salvar suas próprias vidas, mesmo que os marginais mantenham laços de amizade com a Presidência", alfinetou.

O filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), foi um dos críticos do resultado da operação. Ele chegou a afirmar, também por meio de um tweet, que a polícia baiana estaria tentando sumir com as evidências do crime.

Antes do tweet com a provocação, o governador também escreveu que o governo baiano não presta homenagem a miliciano. Conhecido como "Capitão Adriano", o ex-policial militar foi homenageado por Flávio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em 2005, quando estava preso, acusado de homicídio, entrou para a PM em 1996. Em 2000, concluiu o curso e ingressou no Bope.

O governo federal não promoveu a reinclusão de nenhum beneficiário do programa Bolsa Família de junho a dezembro do ano passado. O portal UOL obteve no portal de respostas da Lei de Acesso à Informação uma planilha que revela o dado.

A situação levou a uma queda de 74,5% no número de reingressos em comparação a 2017.

Segundo a publicação, em 2018, 1,08 milhão de pessoas voltaram ao benefício, ou por perda de renda na família que a faz solicitar reingresso, ou por saída causada por algum problema no cadastro.

Já em 2019, como só houve reinclusões até maio, esse número caiu e fechou o ano em apenas 276 mil.

A reportagem procurou ontem o Ministério da Cidadania para saber o motivo da não reinclusão de beneficiários durante junho e dezembro, e para saber se houve alguma reinclusão em 2020, mas não obteve resposta.

Como diz o trecho da música: “Chame gente!”.  Não foi a praça do poeta que ficou lotada neste sábado (15), mas, sim, o Circuito Orlando Tapajós, entre a Ondina e a Barra, para o desfile do Fuzuê.

Seja a pé ou de bicicleta, quem gosta de Carnaval, principalmente para relembrar as épocas das fanfarras, marcou presença na abertura do pré-Carnaval.

Se no ano passado o fim de semana de Fuzuê e Furdunço reuniu cerca de um milhão de foliões, a expectativa para 2020 é que mais pessoas passem pelo circuito, de acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

“Nossa expectativa é bater o recorde de público e ocupação hoteleira. O pré-Carnaval é o pontapé inicial da folia em Salvador e, a partir da terça-feira, já com o Pipoco, os trios elétricos ganham as ruas e avenidas”, disse.
Mas, como o próprio Isaac fez questão de lembrar, o Fuzuê reúne mais as famílias, os foliões apaixonados pela tradição das fanfarras e mini-trios. Por isso, Danila Rufino decidiu padronizar toda a família, incluindo os filhos e sobrinhos, para curtir esse início de festa.

“A gente não costuma vir ao Carnaval, porque sempre viajamos. Mas, neste fim de semana, eu quis trazer as crianças, porque elas precisam conhecer, saber o que é a festa. Só vamos participar hoje e depois já viajamos. Eles estão se divertindo muito”, contou, sendo interrompida por confetes e espumas arremessadas pela criançada.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) autuou companhias aéreas, no aeroporto de Salvador, na manhã desta quarta-feira (12), para prestarem esclarecimentos sobre a falta de assistência aos consumidores que tiveram seus voos cancelados desde às 16h horas de terça-feira (11) em razão de buracos na pista do terminal.

De acordo com a Codecon, a Vinci Airports, empresa responsável pela administração do aeroporto, será notificada sobre a falta de informação prévia.

Segundo Roberta Caires, diretora do órgão, não há razoabilidade na forma que os passageiros foram tratados, já que seus direitos determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) não foram atendidos.

"O direito à informação não está sendo respeitado. Após 4 horas, os consumidores têm direito a hospedagem, traslado do aeroporto-hotel-aeroporto. Na primeira hora, têm direito a alimentação. É constrangedor ver crianças dormindo no chão, sem ter a hipervulnerabilidade delas, prevista no Código de Defesa do Consumidor, respeitada", afirmou Roberta Caires.

Os consumidores que se sentirem lesados podem buscar a Codecon por meio das redes sociais, do aplicativo Codecon Mobile, ou por meio do telefone 156, Disque Salvador.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) arrolou como testemunha os deputados federais Elmar Nascimento e Paulo Azi, ambos do Democratas, para deporem a favor do deputado estadual Targino Machado, do mesmo partido, na ação em que ele é acusado de calúnia pelo Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.

Para a intimação dos parlamentares, o TJ-BA enviou carta precatória ao tribunal de Brasília, comunicando sobre a necessidade de se atender ao chamado da Justiça baiana. O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, relator do caso, ainda marcou audiência de instrução para ouvir a testemunha Marcos de Oliveira Maurício, no dia 12 de março.

Relembre o caso
Em 2017, o secretário Maurício Barbosa entrou com uma representação criminal contra o deputado estadual Targino Machado por calúnia, difamação e injúria. À época, o parlamentar era um crítico contumaz do trabalho do titular da SSP-BA, e os adjetivos utilizados em discursos e entrevistas motivaram a representação junto ao Tribunal de Justiça da Bahia.

De acordo com o advogado Sérgio Habib, que representa Maurício Barbosa, o deputado acusou o secretário de ladrão, desonesto e corrupto. Com a queixa-crime, o defensor pediu que o legislador seja punido pelo Pleno do TJ-BA. A denúncia foi aceita em abril de 2019.

"Ingressamos com a queixa-crime no Tribunal de Justiça porque ele tem foro privilegiado e por ele ter feito acusações de que o secretário era corrupto, o que configura crime contra a honra, no caso calúnia. Há outras afirmações que constituem ainda difamação e injúria, crimes previstos no Código Penal", explicou Habib.

Os ataques do legislador ao secretário giraram em torno dos índices de criminalidade na Bahia.

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, desconversou sobre a possibilidade de o partido assumir  a presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS) em 2021. De acordo com apurações do BNews, a legenda vai pleitear a cadeira mais importante da Casa, caso Geraldo Júnior (SD), atual presidente da Câmara, abra mão da reeleição e aceite compor a chapa com o vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), para a eleição municipal.

Os nomes cotados para a disputa pelo partido são os vereadores, Duda Sanches, Paulo Magalhães Júnior, que deve deixar o PV e Kiki Bispo, atualmente no PTB, mas que deve migrar para a legenda. Em 2018, Kiki abriu mão de sua candidatura a presidência da Casa para apoiar a eleição de Geraldo Júnior.

Em conversa com o BNews, o prefeito sinalizou que é "cedo para falar sobre isso [presidência da CMS]" e que o assunto será tratado após a eleição municipal. O prefeito ressaltou ainda que qualquer partido da base pode ocupar o cargo.

Mudanças partidárias

Neto afirmou que a chegada dos vereadores Kiki Bispo e Paulo Magalhães Júnior ao DEM "estão sendo conversadas" e que seu objetivo não é organizar apenas o seu partido.

"Nós estamos avaliando de uma maneira mais ampla como vamos organizar os vereadores, vão acontecer algumas mudanças partidárias, mais que nas eleições passadas, principalmente, em função do fim das coligações proporcionais [...] estamos dialogando com os demais partidos. Inclusive, eu chamei o presidente da Casa, Geraldo Júnior e o vice-prefeito, Bruno Reis. Nós temos feito, ao menos, duas reuniões toda semana fazendo uma avaliação de como montar melhor os partidos e dar boa condição de disputa e competitividade nas eleições para todo mundo [...] a gente não quer eleger só no DEM, queremos fortalecer a base como um todo ", afirmou o líder da sigla.

Na noite desta terça-feira (11), o Leão conseguiu segurar o ímpeto do Imperatriz-MA, que jogava dentro de casa, e, mesmo não fazendo um grande jogo, segurou o 0 a 0 e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil.

Para o técnico Geninho, o jogo foi retrato do que é a competição. "Foi um jogo brigado, um jogo muito disputado, um clima quente, num gramado alto e isso dificultou um pouco. Não foi aquele grande jogo na parte técnica. Tivemos muita correria e disputa de bola", disse.

Geninho também fez questão de ressaltar o volume de jogo da equipe adversária. "Foi uma partida equilibrada. O time deles teve um volume muito bom, principalmente pelo lado direito. Usaram bastante a bola aérea", comentou.

E lembra também que o resultado da parte foi justo. "Acabou sendo um resultado justo por aquilo que as duas equipes fizeram. Poucas chances de gol, os goleiros trabalharam pouco. É um jogo em que o 0 a 0 traz justiça ao que foi o jogo", destacou o técnico Rubro-negro.

O time comandado por Geninho aguarda agora na segunda fase da Copa do Brasil o vencedor de Lagarto x Volta Redonda. Os times se enfrentam somente agora no dia 19 deste mês, em Sergipe.

O Vitória vai a campo neste sábado (1º) para encarar o Sport, às 16h, na Arena de Pernambuco, pela segunda rodada da Copa do Nordeste.

Para o duelo, o técnico Geninho relacionou o atacante Vico, recém-contratado pelo clube. O jogador se diz pronto para estrear.

“Competição muito boa, onde tem equipes muito qualificadas. Vitória vem muito forte, espero estrear sábado, estou preparado para isso”, afirmou.

Pelo lado do Sport, o técnico Guto Ferreira adotou a tática do mistério. Os treinos foram secretos. Porém, a tendência é que ele escale força máxima. A dúvida é no ataque. Leandro Barcia e Marquinhos brigam por uma vaga.

FICHA TÉCNICA
Vitória x Sport
Copa do Nordeste – 2ª rodada
Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 01/02/2020 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro da Silva (PB)
Assistentes: Oberto da Silva Santo (PB) e Ruan Neres Souza de Queiros (PB).

Sport:  Luan Polli, Raul Prata, Cleberson, Adryelson, Sander; Willian Farias, Jean Patrick, Lucas Mugni; Yan, Leandro Barcia (Marquinhos) e Elton. Técnico: Guto Ferreira.

Vitória:  Ronaldo; Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Fernando Neto e Gerson Magrão; Alisson Farias, Vico e Junior Viçosa. Técnico: Geninho.

O Diário Oficial do Estado desta sábado (1°) divulga  os editais de licitação para construção de 17 novas escolas estaduais e mais três Complexos Esportivos Educacionais, além da ampliação e reforma de 150 unidades escolares em toda a Bahia. De acordo com o governo, o investimento total será de mais de R$ 464 milhões e inclui quatro novas unidades em Salvador, nos bairros do Sussuarana, Lobato, Fazenda Grande e Imbuí.

As unidades da capital são parte da renovação da rede física estadual prometida pelo governo, a qual contará com parte dos recursos da venda do terreno do Colégio Odorico Tavares. O reinvestimento do valor obtido com a venda do terreno, cujo projeto de lei foi aprovado pelos deputados estaduais durante a convocação extraordinária finalizada ontem (31), foi anunciado pelo próprio governador durante as polêmicas discussões do projeto.

Também neste sábado (1º), o Governo do Estado convocou 323 novos professores e mais 50 coordenadores pedagógicos, pertencentes ao magistério público dos ensinos fundamental e médio, aprovados no Concurso Saeb 02/2017, totalizando 373 novos servidores.

Do total de 17 novas unidades licitadas neste primeiro edital, além de Salvador, também serão contemplados municípios da Região Metropolitana, Candeias, Lauro de Freitas e Dias D´Ávila; e do interior, Teixeira de Freitas, Itabuna e Ilhéus. Essas novas escolas terão infraestrutura completa de 25 a 35 salas de aula, quadra coberta, campo society, vestiários, laboratórios, auditórios, biblioteca e refeitório. Os municípios de Jucuruçu, Jaguaripe, Serra do Ramalho, Remanso, Casa Nova, Aramari e Araças também ganham novas escolas com moderna estrutura.

Além das novas escolas, os municípios de Serrinha, Itapetinga e Alagoinhas vão ganhar Complexos Esportivos Educacionais que serão utilizados pelos estudantes e a comunidade. Os espaços vão contar com ginásios de esportes reformados e ampliação das instalações com campo society, quadra de voleibol de areia, pista de atletismo, academia e pista de salto.

Nas reformas e ampliações, cerca de 150 escolas serão contempladas com a implantação de quadra coberta, auditório, campo society e vestiário. O anúncio da publicação oficial foi feito pelo governador Rui Costa, na noite de ontem, por meio das redes sociais.

Pagina 1 de 85