Bahia com H

Bahia com H

Pesquisas não devem nortear decisões partidárias, na visão da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Ela comentou nesta terça-feira (20) a pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário eleitoral para a prefeitura de Salvador nas eleições de outubro do ano que vem.

"Não acho que o PCdoB tenha que tomar decisões baseadas em pesquisa, se nós fossemos nos orientar por pesquisas Rui [Costa] não seria governador, [Jaques] Wagner não teria sido governador", exemplificou a parlamentar.

Olívia ainda afirmou que o PCdoB deve traçar estratégias que sejam adequadas para a cidade, "garantir a escolha de um nome que possa decolar e disputar pra ganhar".

O sequestrador de um ônibus na Ponte Rio-Niterói foi morto por atiradores por volta de 9h desta terça-feira, 20, após fazer reféns os 37 passageiros do veículo. A situação começou por volta de 5h30, em um ônibus da Viação Galo Branco, de acordo com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A ponte foi totalmente interditada durante o sequestro e, após a conclusão do caso, todos os reféns foram liberados com vida.

Willian Augusto da Silva, 20 anos, teria utilizado uma arma de brinquedo para sequestrar o ônibus. Ao notar aproximação policial, ele jogou um objeto pegando fogo pela porta do veículo. Ele teria amarrado os reféns com cordas de nylon. Momentos antes do suspeito ser alvejado, ele liberou seis reféns. O homem, que teria se identificado como policial militar para entrar no ônibus, não fez nenhuma demanda específica para liberar os reféns.

Atuaram no caso agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), da Polícia Rodoviária Federal, do Batalhão de Operação Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Ações com Cães (BAC).

O Centro de Operações Rio também utilizou a rede social para informar que o acesso ao Rio de Janeiro deveria ser utilizado por barcas, visto que a pista está com todas as faixas interditadas.

Através do Twiter, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se pronunciou sobre a situação. "Meu papel como governador é fazer com que tudo funcione", comentou.

Com Marta e Formiga na lista, a nova técnica da seleção brasileira feminina, Pia Sundhage, anunciou sua primeira convocação no comando da equipe nacional. Nesta terça-feira (20), a sueca chamou as 23 jogadoras para a disputa do Torneio Internacional de Futebol Feminino de Seleções. A competição serve como passo inicial visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

"Marta é uma jogadora importante. Muito importante na verdade. Mas para deixar estrelas brilharem no time eu falei com ela. Ela fala sueco, conhece o estilo sueco, a cultura sueca. Eu converso muito com ela por esse motivo. E se a gente falar da Copa, sobre algumas jogadas dela, ela consegue tirar a melhor performance das outras jogadoras. Jogando em Orlando eu irei assistir a uma partida e conversar com o treinador para que estejamos na mesma página. Espero que ela consiga seu melhor desempenho nas Olimpíadas. Foi eleita a melhor tantas vezes. Ela tem o coração certo para fazer o melhor dela, é muito importante para o time", disse Pia sobre a camisa 10 da seleção.

A estreia está marcada para o dia 29 de agosto, contra a Argentina, às 21h30, no Pacaembu. Além das Hermanas, Chile e Costa Rica completam o quadrangular do Torneio Internacional.

Pia também revelou que irá acompanhar de perto as categorias sub-17 e sub-20: "Vou dedicar tempo para viajar com esses times quando puder. Temos jogos que terei que ir para os EUA, Noruega. Mas também é importante vê-las, é claro".

CONFIRA A LISTA:

Goleiras: Aline (Tenerife) e Barbara (Avaí).

Defensores: Letícia Santos (Frankfurt), Fabiana (Internacional), Joyce (Tenerife), Tamires (Corinthians), Kathellen (Bordeaux), Mônica, Erika (Corinthians) e Bruna Benites (Internacional).

Meio-campistas: Thaisa (Real Madrid), Luana (KSPO), Formiga (PSG) e Yaya (São Paulo).

Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Benfica), Marta (Orlando Pride), Milene (Corinthians), Debinha (North Carolina Courage) e Chú (Changchun Dazhong), Bia Zanerato (Incheon Hyundai), Ludmila (Atlético Madrid) e Raquel (Sporting).

O prefeito ACM Neto foi convidado, na manhã de hoje (20), para comparecer à COP-25, principal conferência climática da Organização das Nações Unidas, que acontece em dezembro, em Santiago do Chile. O convite foi feito pelo diretor sênior de Políticas e Coordenação de Programas de Mudança Climática da ONU, Martin Frick, que esteve na Prefeitura para agradecer o apoio do Executivo municipal à Semana do Clima, que antecede à COP-25.

A Semana do Clima é um evento preparatório para a COP-25, e ACM Neto confirmou presença na conferência, além de lembrar que, a partir de dezembro, a capital baiana terá um voo direto para Santiago. "Salvador está afinada com essa agenda climática e estamos fazendo a nossa parte, atuando inclusive em rede com outras cidades globais, visando transformar o planeta em um lugar melhor para se viver, com mais verde e preservação ambiental", disse o prefeito.

“O evento de Salvador (Semana do Clima) representa uma sinalização política muito importante para os países seguirem os compromissos do Acordo de Paris”, completou Martin Frick. De acordo com o executivo da ONU, “uma cidade boa para o clima também é boa para as pessoas”.

Eco-92- Durante o encontro com ACM Neto, que contou também com a participação do secretário André Fraga (Sustentabilidade, Inovação e Resiliência), Martin Frick disse que a Prefeitura de Salvador adotou todas as providências para garantir o sucesso da Semana do Clima. “Estou muito feliz por tudo o que vocês fizeram. Aliás, todas estas preocupações com os efeitos das mudanças climáticas começaram justamente no brasil, com a Eco-92, no Rio de Janeiro”, afirmou.

O prefeito aproveitou o encontro com o dirigente da ONU para falar dos avanços registrados em Salvador desde que tomou posse, em janeiro de 2013. Com pouco mais de 5.000 inscritos de 26 países, a Semana do Clima começou ontem no Salvador Hall, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). O evento termina na próxima sexta-feira (23).

O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) visitou a Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta terça-feira (20), para apresentar o projeto do BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador. Em seu discurso de abertura, o gestor relembrou sua trajetória política e destacou que trabalhou como estagiário no Paço municipal.

"Não há como não chegar na Câmara Municipal e não passar um filme na minha cabeça", destacou o gestor, agradecendo a presença dos vereadores da Casa. Ele destacou que o BRT é um conjunto de obras para oferecer soluções em mobilidade e de infraestrutura, que correspondem a 78% de toda a obra.

Indagado pelo BNews, Reis afirmou que o valor das passagens será o mesmo da tarifa de ônibus e que as primeiras estações devem começar a ser entregues no ano que vem. O vice também destacou que todos os veículos terão ônibus elétricos. O trecho 1 vai do Cidade Jardim até o Shopping da Bahia. O trecho 2 vai da Lapa até o Cidade Jardim. E o trecho 3 é a expansão na Pituba. "A ideia é ter trechos transversais para atender a cidade como um todo".

O primeiro e o último trecho devem ser entregues no final de 2020. Ele explica o motivo de a prefeitura ter escolhido o modal. "A partir das manifestações de 2013, principalmente iniciada pela mobilização em torno do transporte público, houve o PAC da Mobilidade", relembrando que naquela época foram tomadas decisões sobre o BRT, VLT e o Metrô.

Ele agradeceu o convite do presidente Geraldo Júnior (SD) para fazer a explanação. "A harmonia dos poderes deve existir, mas é papel do Legislativo fiscalizar o poder Executivo".

Na edição do final da noite desta quarta-feira (14) do "Linha de Passe", da ESPN Brasil, o apresentador Paulo Andrade citou as demissões feitas pela direção do canal (leia mais aqui). Na abertura do programa, ele fez um comentário sutil do ocorrido. A mesa-redonda foi formada pelos comentaristas Leonardo Bertozzi, Mauro Cézar Pereira, André Kfouri e o ex-jogador Alex.

"Dia difícil para todos nós, mas vamos tocar nossa bola aqui no Linha de Passe", disse.

O vice-presidente João Palomino, o apresentador João Carlos Albuquerque, os comentaristas Arnaldo Ribeiro, Claudio Arreguy, Eduardo Tironi, Maurício Barros e Rafael Oliveira, a gerente de produção Renata Netto, a diretora de arte, Stela Spironelli, e Guilherme Graziano foram os nomes que entraram no corte da emissora.

JUCA KFOURI NÃO TEM CONTRATO RENOVADO
Outro que deixou a ESPN Brasil foi o comentarista Juca Kfouri. Ele tinha vínculo com a emissora até o dia 29 de agosto, mas não houve contato para renovação de contrato.

Neste momento, Juca Kfouri segue assinando um blog no site "Uol Esporte", como comentarista da Rádio CBN e colunista do jornal Folha de S. Paulo

O presidente do Vitória, Paulo Carneiro, entrou com uma representação no Conselho Deliberativo do clube sobre as contas do exercício de 2017, quando o clube foi presidido por Ivã de Almeida e Agenor Gordilho. As contas foram reprovadas pelo colegiado rubro-negro em junho do ano passado, mas o processo não andou (relembre aqui).

O pedido de representação foi acatado por Fábio Mota, presidente do Conselho Deliberativo. Ele colocou o pleito em pauta para ser analisado pelos conselheiros na reunião do próximo dia 26 de agosto, uma segunda-feira, a partir das 18h, no Complexo Barradão.

No estatuto do Vitória, o artigo 19 prevê que Ivã de Almeida e Agenor Gordilho podem ficar inelegíveis por sete anos, caso seja comprovado “gestão temerária”. Clique aqui e confira o edital.

REFORMA DO ESTATUTO
A reunião do dia 26 de agosto também servirá para apreciar o projeto de adequação do atual estatuto. Os Conselheiros poderão sugerir emendas durante o encontro. A minuta será colocada em votação para deliberação dos sócios na assembleia geral extraordinária (AGE), marcada para 1º setembro.

Apontado como candidato natural para a sucessão de ACM Neto (DEM), o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), admite que terá vantagem se for o postulante único do grupo político para a eleição de 2020.

"Se eu for escolhido candidato do grupo, não tenha dúvida que ter a unidade é decisiva e importante para alcançar a vitória", declarou Bruno Reis, em entrevista ao Bahia Noticias.

No início deste mês, ACM Neto afirmou que não vai aceitar "jogo-duplo" na sua base ao descartar a hipótese de apoiar mais de um nome (reveja aqui). Bruno diz acreditar que haverá unidade no grupo.

"Tenho convicção. Os partidos que fazem parte de um projeto vitorioso, que tem mudado e transformado a vida das pessoas, com certeza vão ter o desejo de seguir colaborando com o avanço da cidade", pontuou.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), esteve em Brasília nesta quarta-feira (14) para acompanhar a assinatura da portaria do Ministério da Saúde que autoriza o aumento do teto para atendimentos de média e alta complexidade na capital baiana em R$ 43 milhões. O secretário de Saúde, Leo Prates (DEM), também participou da reunião.

"Essa portaria permite a ampliação dos serviços de atenção às pessoas que mais precisam da saúde pública de Salvador. Os recursos serão muito importantes para continuar dando assistência total a quem mais precisa da saúde de Salvador", enfatizou o prefeito durante o encontro.

A Justiça Baiana concedeu habeas corpus para o vereador de Ilhéus, no sul da Bahia, Lukas Paiva. Ele foi preso durante a Operação Xavier. De acordo com decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o vereador pode reassumir seu mandato na Câmara Municipal. No entanto, medidas cautelares foram determinadas. Entre elas, não sair aos fins de semana e viajar sem autorização prévia.

O ex-presidente da Câmara de Ilhéus é acusado de chefiar uma das maiores organizações criminosas que já atuou na Casa Legislativa. Em sua gestão, entre 2017 e 2018, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) identificou crimes de fraude a licitações e contratos, falsidade ideológica, peculato, corrupções ativa e passiva, concussão e lavagem de dinheiro.

As investigações do Ministério Público apontam que os esquemas criminosos praticados pelos presidentes anteriores da Casa, Josevaldo Machado (PCdoB) e Tarcísio Paixão (PP), “foram agressivamente fomentados e fortalecidos” na gestão de Lukas.

Pagina 1 de 63